Google

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Informatica: Concurso na Area de TI

Esta Semana estive fazendo uma prova do concurso da Prodesp, achei interessante ao ler um folheto que indicava o site abaixo, aproveitei e coloquei aqui para todos terem acesso.
www.ticoncursos.com.br

Marcus Nepomuceno
Analista de Infra-Estrutura de TI

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Exchange 2007: Conhecendo.

A funcionalidade principal de um servidor Exchange é o transporte de mensagens de quem envia (origem) até quem recebe (destino final). Além da responsabilidade de rotear mensagens pear dentro da organização e para outras engines de transporte, o serviço de transporte do Exchange 2007 também é responsável pela aplicação de filtros de message hygiene que basicamente protegem a organização contra SPAM e Virus. Como esse tópico é GIGANTE, vou publicando por partes pois na minha opiníão, a parte de transporte é a alteração mais radical e mais legal do Exchange 2007.

Os 3 principais componentes envolvidos no processo de roteamento são:

Componentes de SMTP (SMTP IN e SMTP OUT) - Responsáveis por recever e enviar messagens sobre o protocolo SMTP;
Componentes de Fila e Gerenciamento de conexões - Responsáveis pela fila e por gerenciar as conexões para a entrega das messagens;
O Categorizer - Responsável por resolução de endereços, rotear, conversão de conteúdo, geração de DSN e MEX Runtime (Messaging Extensibility Runtime), responsável por monitorar eventos e tomar ações com as mensagens do pipeline.
No Exchange 2007, o principal componente para recebimento e envio de mensagens é o SMTP. Dois papéis do Exchange 2007 (HUB e Edge) são responsáveis pela entrega e roteamento de mensagens usando SMTP.

Todo o processo de roteamento, entrega e recebimento de mensagens no 2007 foi modificado em relação ao Exchange 2003. Veja o que mudou.

Código foi Reescrito - No Exchange 2003 grande parte do código era escrito em C e C++. O Exchange 2007 foi reescrito em C# e foi contruido em cima do framework .NET 2.0.

Serviço de Transporte - Diferente do Exchange 2003 que dependia da extensão do protocolo SMTP que era gerenciado pelo IIS o Exchange 2007 gerencia seus próprios componentes para roteamento e entrega de messagens. Todos os componentes agora são parte do serviço de transporte do Exchange 2007.

Papéis - As funcionalidades de transporte no Exchange 2007 dependem no papel que foi dado no momento da instalação. Os principais papeis de roteamento são o Edge Server e o Hub Transport Server. O Edge server foi projetado reduzir a superficie de ataque do Exchange pois ele foi desenhado para ficar na DMZ. O HUB tem a função similar ao do BridgeHead no Exchange 2003 com várias funcionalidades a mais que veremos em detalhes nos próximos artigos deste blog.

Roteamento - A entrega de mensagens para dentro ou para fora da organização passou por uma restruturação completa. O roteamento de messagens entre servidores Exchangefoi otimizado a acrescido de novas funcionalidades. Para que uma mensagem seja entregue para um recipiente dentro da organização pelo menos um HUB Server por Site Active Directory deve existir. Isso é mandatório mesmo para entrega de mensagens recebidas por usuários que compartilham um mesmo mailbox store.

Message Extensibility - Message Extensibility é implementado atraves do MEx Runtime e sua função é monitorar eventos disparar e controlar a execução de agentes.O MEx Runtime pode disparar agentes com diferentes objetivos como por exemplo message hyegiene, implementação de políticas etc. Para fazer isso, os agentes do Message Externsibility são registrados para serem disparados por eventos específicos. Nas versões anteriores do Exchange isso podia ser feito através da implementação de Event Sinks.

Ese Storage - No Exchange 2007 Hub Transport e Edge Server usa o ESE database para armazenar messagens enfileiradas e informações configuração como por exemplo block lists e remetentes. O ADAM, Active Directory application Mode, que é utilizado pelo Edge server é armazenado também em um ESE database.

Administração - No Exchange 2003 toda a administração do servidor era feita através do EMC (Exchange Management Console). No Exchange 2007 o EMC deve ser considerado como uma interface para o Exchange PowerShell. Atividades de administração avançadas não serão mais executadas a partir do EMC mas sim do shell.

Alta Disponibilidade - Cluster não é mais suportado no HUB eno Edge servr. Para alta disponibilidade é necessário a instalação de multiplos servidores. Para alta disponibilidade do fluxo de mensagens intra-org multiplos HUBs Servers podem ser instalados. Para alta disponibilidade do Edge server multiplos edge server devem ser instalados e os registros MX dever ser atualizados para incluirem todos os servidores. A clonagem pode ser utilizada para copiar a configuração de anti-spam entre os servidores.

Disater Recovery - O Hub Server armazena todas as informações de configurações no Active Directory. Como o AD é um repositório central, permite que em um cenário de Disaster Recovery o Hub server seja facilmente restaurado. Como no Exchange 2003 existe uma opção no setup para restauração do Hub server (/m:RestoreServer). Essa opção faz com que o Exchange dutilize os objetos existentes no AD ao invés de criá-los, aproveitando assim todas as informações de configuração. No Edge o processo é um pouco diferente, o Edge armazena toda a informação de configuração no ADAM, porém em um cenário de Disaster Recovery do Edge não é utilizado a opção Restore Server. Ao invés disso, um novo Edge é instalado e reconfigurado a partir de um clone da configuração (vamos saber mais sobre isso) e re-publicado no AD.

Link State - O Exchange 2003 utiliza Routing Groups para controlar as mensagens dentro da sua organização. A utilização de Routing Grupos ou Grupos de Roteamento necessitava de algoritmos de controle de link chamado no Exchange Link State. Não vou entrar a fundo nesse assunto porque não é o foco desse artigo, mas basicamente como o próprio nome diz é o algorítmo que controla o estado do link para que o Exchange conheça a topologia de roteamento. Agora, o Exchange 2007 roteia as mensagens baseado na topologia de sites do Active Directory e não existe mais o link state, ou seja não é mais responsabilidade do Exchange manter informações de rotas ele só consulta, isso fica por conta do AD.

MTA (X400) - O foco do Exchange 2007 é mensagens entregues através do protocolo SMTP. As implementações do MTA no Exchange 2007 foram removidas. No entanto o Exchange 2007 continua suportando mensagens baseadas em address types como (NOTES e (GWISE) o reteamento de mensagens que não utilizaresm esses Address Types deverão ser entregues por um servidor Exchange 2003 ou utilizar software de terceiros para o roteamento; O Exchange 2007 continua suportando outros conectores porém sua implementação mudou completamente veja abaixo.

Conectores Interop - A maioria dos conectores disponíveis no Exchange 2003 a nas versões anteriores foram removidos do Exchange 2007. O Exchange 2007 somente suporta conectores baseados em SMTP e um gateway não SMTP que utiliza o diretório "Drop" para processamento de mensagens por software de terceiros.

No próximo artigo vou falar um pouco mais sobre os papéis do HUB e Edge e detalhar um pouco da arquitetura e pre requisitos destes servidores.